Pular para o conteúdo principal

Efeito sanfona é prejudicial, saiba como evita-lo e como manter o peso após a dieta

Que mulher nunca sofreu desse mal? Por isso depois de ler esta interessante matéria compartilho com vocês que assim como eu sofrem com o efeito sanfona.







O efeito sanfona é caracterizado pelo emagrecer e engordar frequentemente. Estudos mostram que é mais prejudicial à saúde o efeito sanfona do que permanência acima do peso. O efeito sanfona duplica o risco de doenças cardiovasculares.


Causas do efeito sanfona:
Fazer dieta restritiva. Vai ocorrer perda rápida de peso. O organismo entende a falta de comida como inanição e para se defender vai poupar tudo que for consumido, voltando a engordar;
Fazer exercícios fiscos é muito importante para preservar ou aumentar a massa muscular. Quando se perde músculo diminui o metabolismo, porque o músculo consome muita energia, e o corpo vai precisar cada vez menos calorias, ficando assim mais difícil manter o peso;
Perder peso sem mudar o estilo de vida, voltando a ter uma alimentação desbalanceada e vida sedentária vai provocar o efeito sanfona;
Para manter o peso adequado para sempre tem que permanecer com o esse peso adquirido por quantidade igual de meses. Exemplo: perdeu 12 kg, deve-se permanecer 12 meses com esse peso, porque os adipócitos (células de gorduras) tem memória e eles fazem de tudo para continuar com a quantidade maior de gordura que já teve, afim de garantir a sua sobrevivência.
Observação:

Para que não ocorra o efeito sanfona deve-se evitar a dieta restritiva, mantendo a alimentação balanceada em carboidratos, proteínas, gorduras boas, vitaminas e minerais, e em quantidades moderadas, alem da prática de atividade física. Nunca voltar ao hábito alimentar anterior.



Vejam 6 dicas da revista WOMEN´S HEALTH para evitar este temido efeito:





1. Paciência. Afinar a silhueta de modo saudável é perder 10% do seu peso em seis meses, de acordo com o Instituto Americano de Saúde. Por isso, nada de pressa.

2. Análise. Lembre-se a todo momento das mudanças que tem feito na alimentação para distinguir quando está com fome ou quando come por razões emocionais.

3. Apoio. Socializar com pessoas que têm o mesmo problema ajuda. Grupos de dieta ou até uma psicóloga podem fazer a diferença na manutenção do peso. Experimente.

4. Vigilância. Fique de olho na balança. Caso tenha perdido 15 kg e engordado 1,5 kg, é sinal de que o efeito ioiô está atacando. Retome as rédeas da sua reeducação alimentar e dos exercícios físicos.

5. Flexibilidade. “Mude o plano alimentar se ficar cansada dele”, sugere Michael Dansinger, nutricionista especializado em perda de peso e professor da Escola de Medicina Tufts, nos EUA, em entrevista à revista WOMEN´S HEALTH.

6. Atividade. Além da dieta com baixa caloria e pouca gordura, você precisa se exercitar. Você não tem necessidade de treinar para uma maratona. Meia hora de caminhada diária já ajuda a queimar calorias, tornear os músculos e elevar a dose de endorfina para você se sentir mais feliz.




Como manter o peso após a dieta:









1- Distinga sua massa corporal

Quando se perde muito peso, além da gordura, perde-se também massa muscular, por esse motivo é importante então saber o que é massa gorda e o que é massa magra em seu corpo, deixando de ter a ilusão de estar mais gordo ou mais magro.

2- Controlem o quanto vocês emagrecem

Cada pessoa possui um organismo que reage de forma diferente do outro, mas de uma forma geral é indicado que uma pessoa não perca mais de 10 % do seu peso ao mês, evitando que o regime não fique descontrolado.

3- Não acreditem ou façam dietas milagrosas

Não caia nessa de dietas milagrosas, mesmo que consiga emagrecer em pouco tempo é provável que volte a engordar tudo que não comeu durante a dieta.

4- Leve seu regime como reeducação alimentar

Leve a sério desde o começo em transformar seu regime em uma reeducação alimentar aliada de atividade física. O motivo é que depois que terminar o regime saberá como comer, sem pular refeições e ainda sentira prazer em praticar exercícios físicos.

5- Não tomem remédios sem prescrição médica

Tome remédios para emagrecer somente se for indicado por um profissional, caso contrário você corre grandes riscos de voltar a engordar tudo novamente.

E você o que faz para emagrecer ? Já entrou no efeito sanfona ?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIY- Faça você mesmo: Diluidor de maquiagem caseiro.

Seu delineador em gel secou? sua sombra cremosa esta "dura"?
Bateu aquele desespero? Quer dar um jeito sem gastar muito?
Hoje no mercado encontramos uma diversidade de diluidores de maquiagem , mas a grande maioria tem o preço bem salgado.
Mas não se preocupe é possível fazer um diluidor caseiro.
Para isso vamos precisar de : glicerina líquida ( encontrada em farmácia) e água mineral e um frasco para colocar  a mistura ( eu prefiro aqueles vidros com spray para borrifar mas pode ser o que tiver em casa, além disso como não contém conservantes faça em pouca quantidade para não estragar.
Como eu uso: borrifo no pincel e aplico nas sombras e pigmentos pois isso intensifica o tom do produto. Eu sempre dou uma borrifada no pincel .

A proporção é três medidas de água para 1 medida de glicerina.






Coleção Outono Inverno 2014 Program.

Chegou a tão esperada Coleção Outono Inverno da Program e como não poderia ser diferente as peças estão incríveis , para agradar as mulheres de todos os estilos e para todas as ocasiões seja no dia a dia ou na noite .

Confiram algumas peças:





















Encontre uma Program mais próxima de você: http://www.programmoda.com.br/varejo.asp

Testando o Lipomagrim.

Estou buscando a perda de uns quilinhos e venho fazendo uma reeducação alimentar combinada com exercícios físicos e drenagem linfática e um dia na farmácia vi esse suplemente e me interessei, é claro que sabemos que não existe milagre na perda de peso mas quis provar principalmente por conter Goji Berry, Vitamina A e C . Na farmácia que comprei estava com desconto , então paguei R$ 38,90 a embalagem com 60 cápsulas . Eu tomo uma cápsula 1 hora antes do almoço e uma cápsula 1 hora antes do jantar.
O que eu senti: felizmente não tive nenhuma reação negativa ao produto como já aconteceu com outros suplementos que tomei. Achei que mesmo que seja psicológico dá saciedade.





Descrição do produto
Lipomagrim é um suplemento alimentar em cápsulas, que auxilia o emagrecimento saudável, composto por Cromo, Zinco, Vitamina C e Vitamina A, enriquecido com extrato padronizado de Goji Berry. Além de auxiliar o emagrecimento, Lipomagrim funciona como antioxidante e imunomodulador, além de contribuir p…