Pular para o conteúdo principal

Cuidado com roupas apertadas.

Matéria muito interessante que li e gostaria de compartilhar com vocês:







Atrito com tecido pode causar doença.


Intertrigo vem do latim intertrigo, que quer dizer esfoladura, escoriação. Trata-se de uma doença de pele muito comum. Ocorre em áreas de dobras, como as virilhas, as axilas, sob as mamas, nas nádegas e nos dedos das mãos e dos pés. A moléstia deve-se à fricção ou atrito frequente de duas porções da pele. Favorecem a sua formação o calor, a umidade, uso de roupas apertadas, oclusão, suor em excesso, falta de higiene, prática de exercícios físicos, roupas de tecido sintético e substâncias irritantes contida na fórmula de desodorantes.

Quem é mais afetado?
O intertrigo ocorre igualmente em homens e mulheres. É mais comum, porém, em obesos, bebês e mulheres no período da menstruação. Nos obesos, pode se manifestar em qualquer região em que uma área de pele friccione em outra, como virilhas, barriga, pescoço e sob os mamilos. Já bebês muitas vezes desenvolvem intertrigo nas virilhas e na área genital por fricção constante das fraldas molhadas por urina na pele. E favorecem o aparecimento do problema na mulher, finalmente, os fluidos da mestruação.

A doença pode ser aguda ou crônica. A fricção constante deixa a epiderme, primeira camada da pele, com uma mancha vermelha, o que constitui a primeira indicação da doença. Pode haver também ardor. Se o intertrigo não é combatido, a pele vai ficando macerrada e, em seguida, podem surgir fissuras e crostas. Sintomas importantes, durante essa fase, são: coceira e dor intensa, principalmente ao se higienizar o local.

Cuidado com as consequências
O perigo, então, é a contaminação por microrganismos como bactérias e fungos, causando infecção. Intertrigos no vão dos dedos dos pés contaminados pelas bactérias estreptococos, por exemplo, podem se transformar em erisipela, doença que atinge preferencialmente os membros inferiores, as faces, as orelhas e o abdome, causando muita dor. Outros sintomas são: vermelhidão e inchaço na pele, febre e aumento no volume dos gânglios mais próximos. Nos quadros mais graves de erisipela, o paciente precisa ser internado para tomar antibiótico por via endovenosa. Caso as bactérias não sejam exterminadas, podem chegar pela corrente sanguínea até o coração. Existe a possibilidade de inflamarem o pericárdio, membrana que recobre o órgão, dificultando seus batimentos. É uma doença grave, às vezes fatal. O intertrigo, vale destacar, pode ser também o sintoma inicial do diabetes.

Saiba evitar
É possível diminuir o risco de ter intertrigo com algumas medidas básicas. Não use roupas muito apertadas nos períodos mais quentes. Procure comprar roupa íntima sempre de algodão. Cuide bem da higiene das axilas, da região genital e dos pés. Enxugue bem o vão dos dedos dos pés. Pessoas com sintomas da doença, de outro lado, devem consultar logo um dermatologista. O médico tem de ser cuidadoso no diagnóstico, porque intertrigo pode ser confundido com outras moléstias, como psoríase, micose e pênfigo benigno familiar crônico, doença na qual a pele perde a capacidade de se defender dos traumas. Também é importante pesquisar, com exame de sangue, se o doente não tem diabetes, claro.

O tratamento dos casos agudos mais simples de intertrigo é realizado com a aplicação de pomada protetora que tenha óxido de zinco na composição. Ela afasta as duas porções de pele. O alívio é imediato. Em poucos dias, felizmente, a pele se regenera e o problema está superado. Portadores de de intertrigo no vão dos dedos do pé que apresentem erisipela têm de receber tratamento imediatamente, para evitar as complicações. Já o tratamento de intertrigo crônico, sobretudo em obesos, é feito de maneira ininterrupta. Obesos e diabéticos que tenham a doença em várias partes do corpo, com a contaminação por microrganismos, além do tratamento com a pomada protetora com antibiótico tópico, precisam tomar antibiótico também por via oral.

Médica Dermatologista, especialista em Dermatologia Cosmiátrica e Laser, graduada e pós-graduada pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, membro das Academias Americana e Brasileira de Dermatologia, autora de diversas publicações científicas nacionais e internacionais, laureada com o prêmio “Who is Who”, autora do livro Beleza sem Cirurgia. www.prittes.com.br

Dra. Patrícia Rittes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIY- Faça você mesmo: Diluidor de maquiagem caseiro.

Seu delineador em gel secou? sua sombra cremosa esta "dura"?
Bateu aquele desespero? Quer dar um jeito sem gastar muito?
Hoje no mercado encontramos uma diversidade de diluidores de maquiagem , mas a grande maioria tem o preço bem salgado.
Mas não se preocupe é possível fazer um diluidor caseiro.
Para isso vamos precisar de : glicerina líquida ( encontrada em farmácia) e água mineral e um frasco para colocar  a mistura ( eu prefiro aqueles vidros com spray para borrifar mas pode ser o que tiver em casa, além disso como não contém conservantes faça em pouca quantidade para não estragar.
Como eu uso: borrifo no pincel e aplico nas sombras e pigmentos pois isso intensifica o tom do produto. Eu sempre dou uma borrifada no pincel .

A proporção é três medidas de água para 1 medida de glicerina.






Coleção Outono Inverno 2014 Program.

Chegou a tão esperada Coleção Outono Inverno da Program e como não poderia ser diferente as peças estão incríveis , para agradar as mulheres de todos os estilos e para todas as ocasiões seja no dia a dia ou na noite .

Confiram algumas peças:





















Encontre uma Program mais próxima de você: http://www.programmoda.com.br/varejo.asp

Vitamina para Cabelos e unhas Sidney Oliveira .

Meu cabelo estava caindo um pouco e as unhas sempre acabam lascando então resolvi pesquisar algum complexo vitamínico para cabelos e unhas .
Já havia tomado alguns que além de caros não me ajudaram muito.
Entrei no site da Ultrafarma e vi a vitamina Cabelos e Unhas Sidney Oliveira e o preço é muito convidativo R$11,99.
Estou tomando há um mês e vou continuar pois achei que está melhorando.
Tomo 1 cápsula 1X ao dia .
Informação do produto: 
Cabelos e Unhas Sidney Oliveira é um produto à base de vitaminas e minerais que nutrem o nosso organismo, contribuindo para o bom funcionamento do corpo, e para a beleza de dentro para a fora.
As principais ações são:
- Manter a parte da unha flexível, resistente e não quebradiça. - Manter a pigmentação dos fios. - Ajuda na integridade dos cabelos e das unhas, por sua potente ação antioxidante, e ainda, ajuda a combater a oleosidade excessiva do couro cabeludo e auxilia na prevenção da caspa. - Atua no processo de queratinização, fortalecendo unhas e cabe…