Pular para o conteúdo principal

Saiba como tratar a oleosidade do rosto.

         


O rosto é uma região com grande quantidade de glândulas sebáceas. Somado a isso, o clima tropical faz com que as brasileiras padeçam de um mal comum: pele engordurada e brilhante. "Predisposição genética, alterações hormonais e uso de medicamentos como corticoides são outros fatores que influenciam o quadro", explica o dermatologista Adilson Costa, coordenador do setor de acne da Pontifícia Universidade Católica de Campinas e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de São Paulo. Incluir produtos específicos em seus cuidados diários de beleza ajuda a controlar a oleosidade - a curto e longo prazo - e diminuir o desconforto que ela causa. 


Limpeza

Prefira sabonetes com ácido salicílico ou enxofre na composição. "Esses ativos têm ação potente na redução da oleosidade, limpam profundamente a pele e impedem o aparecimento da acne", diz a dermatologista Roberta Bibas, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, do Rio de Janeiro. Lave o rosto de uma a duas vezes ao dia apenas. Exagerar na dose pode causar o chamado efeito rebote - quando a epiderme entende que precisa de hidratação extra na superfície e aumenta a produção de sebo.


Tonificação

Depois da higienização, utilize uma loção tônica para regular o tamanho dos poros dilatados e reequilibrar o pH da pele. Procure na fórmula por ativos como mentol, hamamélis, alecrim, calêndula e sálvia. "A resorcina também é um ótimo ingrediente, já que reduz o trabalho das glândulas sebáceas", fala Roberta Bibas.


Hidratação

Engana-se quem pensa que a pele oleosa não precisa ser hidratada. Escolha produtos de textura leve - preferencialmente em gel, fluida ou gel-creme - e livres de óleo. Melhor ainda se tiverem filtro solar e ação matificante.


Primer

Invista nele para disfarçar os poros e eliminar instantaneamente o brilho do rosto. Bônus: faz o make durar mais tempo na pele.


Pó facial

Prefira a versão pó solto e com efeito opaco. Aplique uma camada a mais na zona T (testa, nariz e queixo), região em que a oleosidade é mais acentuada. Dica: carregue-o na bolsa para fazer retoques ao longo do dia.


Blush

Fuja dos cremosos, pois farão com que as maçãs do rosto ganhem uma aparência melada rapidamente. A melhor escolha são os produtos em pó e com fórmula mineral. Utilize um pincel redondo para espalhar.


Demaquilante

Limpar a pele antes de dormir é cuidado obrigatório. O acúmulo de sujeira, resíduos de maquiagem e gordura nos poros favorece o aumento da oleosidade e a ação de bactérias responsáveis pela acne. Existem demaquilantes próprios para a pele oleosa, com ingredientes que controlam a produção de sebo, como o zinco.

Manutenção
Lenços antibrilho devem estar sempre à mão. Com microporos, essas folhinhas absorvem a gordura e o suor de forma imediata. Basta pressioná-las levemente no rosto, a qualquer hora do dia. Fique tranquila: sua maquiagem vai continuar intacta.


Convivendo com o inimigo

Fuja dos fatores que podem fazer seu esforço em controlar o brilho da pele ir por água abaixo.

Franja
A oleosidade do cabelo e do couro cabeludo pode deslizar pelos fios e chegar à testa. Outro empecilho: a franja dificulta a troca de calor entre a pele e o ambiente. Se você não abre mão desse tipo de corte, use um xampu específico para cabelo oleoso e, quando possível, prenda a franja para evitar o contato com o rosto.

Ar condicionado
Ele resseca o ambiente, contribuindo para a desidratação da pele. Ao passar um tempo longo em locais com ar condicionado, o organismo entende que precisa produzir mais óleo para reduzir a perda de água. Ingerir bastante líquido diminui o efeito nocivo do aparelho.

Água quente
O problema causado é semelhante ao do ar condicionado: a água quente elimina a barreira de gordura natural da pele, estimulando a produção de mais oleosidade. Por isso, a melhor temperatura para lavar o rosto é a fria.




Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/beleza/fotos/pele/rotina-beleza-ideal-acabar-oleosidade-rosto-705908.shtml?origem=guia-pele#1

Imagem Google.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIY- Faça você mesmo: Diluidor de maquiagem caseiro.

Seu delineador em gel secou? sua sombra cremosa esta "dura"?
Bateu aquele desespero? Quer dar um jeito sem gastar muito?
Hoje no mercado encontramos uma diversidade de diluidores de maquiagem , mas a grande maioria tem o preço bem salgado.
Mas não se preocupe é possível fazer um diluidor caseiro.
Para isso vamos precisar de : glicerina líquida ( encontrada em farmácia) e água mineral e um frasco para colocar  a mistura ( eu prefiro aqueles vidros com spray para borrifar mas pode ser o que tiver em casa, além disso como não contém conservantes faça em pouca quantidade para não estragar.
Como eu uso: borrifo no pincel e aplico nas sombras e pigmentos pois isso intensifica o tom do produto. Eu sempre dou uma borrifada no pincel .

A proporção é três medidas de água para 1 medida de glicerina.






Coleção Outono Inverno 2014 Program.

Chegou a tão esperada Coleção Outono Inverno da Program e como não poderia ser diferente as peças estão incríveis , para agradar as mulheres de todos os estilos e para todas as ocasiões seja no dia a dia ou na noite .

Confiram algumas peças:





















Encontre uma Program mais próxima de você: http://www.programmoda.com.br/varejo.asp

Barato X Caro : Hidratante labial Carmed X Carmex.

Oie, tudo bem?
Como já mencionei sou viciada em hidratantes labiais .
Hoje venho mostrar pra vocês duas opções muito parecidas porém diferentes no preço.
Desde que conheci o Carmex virou amor, mas ele tem um preço salgadinho ( paguei R$40,00)
É um produto que hidrata muito os lábios e tem um cheirinho de cereja e deixa os lábios hidratados por um bom tempo.
Dias atrás estive na farmácia e conheci o Carmed que inclusive tem uma embalagem bem parecida, porém comprei em uma promoção e paguei R$5,99.
Também possui cheirinho de cereja, também hidrata bem os lábios.
Porém na minha opinião a hidratação do Carmed dura menos tempo nos lábios mas também acho que pelo valor , vale muito a pena investir no primo baratinho.
As duas embalagens possuem 10g