Pular para o conteúdo principal

Mitos sobre a drenagem linfática.





Imagem Google

Apesar de ser um procedimento estético simples e até recomendado em casos de pós-operatório, a drenagem linfática ainda gera dúvidas em relação ao modo como é feita, suas vantagens e desvantagens. Conheça oito mitos da drenagem linfática:

1 – Qualquer pessoa está apta para fazer profissionalmente a drenagem linfática

Só estão aptos a realizar o procedimento, fisioterapeutas, esteticistas ou profissionais com cursos técnicos na área. Além disso, é recomendável ir a um dermatologista antes de optar pela drenagem linfática como tratamento estético, para que o profissional indique o tratamento mais adequado para o problema.

2 – A drenagem linfática, sozinha, elimina a celulite

A técnica ajuda, sim, na diminuição da celulite, uma vez que uma de suas causas é a retenção de líquidos. No entanto, a drenagem funciona de maneira efetiva no começo do problema, eliminando o excesso de líquidos e quebrando o ciclo que leva à formação da celulite. Portanto, ao buscar tratamento específico para eliminação dos furinhos, a drenagem torna-se coadjuvante, sendo necessário buscar outros tratamentos.
3 – A drenagem linfática feita com aparelhos proporciona melhores resultados do que a drenagem feita de forma manual

Ambas as formas ativam a circulação sanguínea e oxigenação dos tecidos. No entanto, a manual é mais recomendada porque o profissional consegue observar diretamente as regiões com mais nódulos, inchaço e edemas e assim, trabalhar mais nos locais afetados. O processo manual também é recomendado em casos pós-cirúrgicos para reduzir edemas.
4 – Grávidas não podem fazer drenagem linfática

Pelo contrário: o procedimento é bastante indicado durante a gestação porque a retenção de líquidos se acentua no período. O aumento ocorre porque o volume sanguíneo aumenta cerca de 50%, fazendo com que os vasos capilares transbordem e haja inchaço. No entanto, a técnica não deverá ser realizada sem autorização médica. Além disso, é recomendável que um especialista em gestantes faça a drenagem por conta de cuidados especiais.
5 – Drenagem linfática emagrece

Na realidade, a drenagem ajuda na perda de peso de forma indireta. A técnica promove a eliminação de líquidos que estão propensos ao acúmulo de gordura, como os que estão localizados nas pernas, bumbum e coxa. No entanto, o corpo elimina o líquido, mas não a gordura em si. Neste caso, recomenda-se manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos
6 – Fazer drenagem linfática é dolorido

A drenagem linfática quando feita de maneira correta não deve ocasionar dor nem deixar hematomas no corpo. A massagem não necessita de muita pressão porque a linfa (líquido que circula nos vasos linfáticos ou entre as células) percorre na superfície da pele de maneira lenta. Portanto, deve ser realizada com pouca pressão, gerando a sensação de bem-estar.
7 – Toda drenagem linfática causa vontade de urinar

Nem sempre. Algumas pessoas sentem vontade urinar no final da massagem por causa da grande quantidade de retenção hídrica. Mas isso não é regra e, portanto, não pode ser aplicada a todos.
8 – Drenagem linfática acaba com a acne

A drenagem pode promover uma melhora em peles com aspecto acneico porque elimina toxinas do corpo. No entanto, dizer que a drenagem é a responsável por eliminar cravos e espinhas é um mito. Neste caso, o tratamento mais adequado deverá ser indicado por um dermatologista.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIY- Faça você mesmo: Diluidor de maquiagem caseiro.

Seu delineador em gel secou? sua sombra cremosa esta "dura"?
Bateu aquele desespero? Quer dar um jeito sem gastar muito?
Hoje no mercado encontramos uma diversidade de diluidores de maquiagem , mas a grande maioria tem o preço bem salgado.
Mas não se preocupe é possível fazer um diluidor caseiro.
Para isso vamos precisar de : glicerina líquida ( encontrada em farmácia) e água mineral e um frasco para colocar  a mistura ( eu prefiro aqueles vidros com spray para borrifar mas pode ser o que tiver em casa, além disso como não contém conservantes faça em pouca quantidade para não estragar.
Como eu uso: borrifo no pincel e aplico nas sombras e pigmentos pois isso intensifica o tom do produto. Eu sempre dou uma borrifada no pincel .

A proporção é três medidas de água para 1 medida de glicerina.






Barato X Caro : Hidratante labial Carmed X Carmex.

Oie, tudo bem?
Como já mencionei sou viciada em hidratantes labiais .
Hoje venho mostrar pra vocês duas opções muito parecidas porém diferentes no preço.
Desde que conheci o Carmex virou amor, mas ele tem um preço salgadinho ( paguei R$40,00)
É um produto que hidrata muito os lábios e tem um cheirinho de cereja e deixa os lábios hidratados por um bom tempo.
Dias atrás estive na farmácia e conheci o Carmed que inclusive tem uma embalagem bem parecida, porém comprei em uma promoção e paguei R$5,99.
Também possui cheirinho de cereja, também hidrata bem os lábios.
Porém na minha opinião a hidratação do Carmed dura menos tempo nos lábios mas também acho que pelo valor , vale muito a pena investir no primo baratinho.
As duas embalagens possuem 10g


Xiii, acontece ! Micose de unha.

Oie, tudo bem?
Esse é um assunto chato, afinal ninguém espera passar por uma situação dessa .
A micose de unha é algo chato mas que pode acontecer com qualquer pessoa e por várias razões.
É uma infecção causada por fungos, que deixa a unha amarelada ou esbranquiçada, deformada , grossa , podendo até descolar da pele.
As causas mais comuns dessas micoses é por andar descalço em piscinas , banheiros públicos, pelo uso de sapato apertado e até pelos materiais usados em manicures ( no caso das unhas das mãos). Como tratar? O tratamento da micose de unha é feito com esmaltes antifúngicos ou remédios orais ,ou para aplicação local receitados pelo dermatologista.
O tempo para tratamento pode variar de 06 meses a um ano. Para quem prefere tratamentos caseiros , pode aplicar óleo de cravo duas vezes ao dia. Eu já passei por isso, pelo uso de muito sapato fechado e apertado . E utilizei o Ciclopirox olamina que é um agente antifúngico sintético para tratamento dermatológico tópico de micoses su…