Pular para o conteúdo principal

2016 Ano Bissexto.

2016 é ano bissexto ou seja o mês de Fevereiro ganha um dia a mais , mas você sabe o porquê desse dia a mais?




Confiram:


Ano Bissexto

O ano bissexto é aquele que possui um dia a mais do que os outros anos que possuem 365 dias. No calendário gregoriano, este dia extra é contado a cada 4 anos, sendo incluído sempre no mês de fevereiro, que passa a ter 29 dias. O ano bissexto acontece porque o ano-calendário tradicionalmente utilizado possui uma diferença em relação ao ano solar. Enquanto que no calendário tradicional o ano dura 365 dias para se completar; no calendário solar, dura 365,25 dias.
Essa diferença de 0,25 corresponde a fração de um quarto de um dia. Sendo assim, a cada quatro anos temos a diferença de um dia em relação ao calendário convencional e solar. Esse dia é justamente o que caracteriza o ano bissexto.

Origem nome

O ano bissexto teve início no Egito em 238 a.C. Em 45 a.C. Entretanto, foi o imperador romano Júlio César quem trouxe a idéia do ano bissexto para o ocidente.
No antigo calendário romano, os dias recebiam nomes com base no ciclo lunar e um mês dividia-se em três seções separadas por três dias fixos: Calendas (lua nova), Nonas (quarto-crescente) e Idos (lua cheia). Os dias eram designados por números ordinais contados em ordem retrógrada em relação ao dia fixo subsequente, algo semelhante ao costume que temos em dizer um horário de 16:45h com sendo “15 para as 5”.
Desta forma o dia 3 de fevereiro, por exemplo, chamava-se “antediem III Nonas Februarii”, ou seja “três dias antes da Nona de Fevereiro” e o dia 24 de fevereiro chamava-se “antediem VI Calendas Martii” ou “antediem sextum Calendas Martii”, ou seja “sexto dia antes da Calendas de Março”.
O imperador romano Julio César ao fazer a introdução de mais um dia no ano, optou pelo o mês de fevereiro, e dentro deste mês escolheu por duplicar o dia 24, chamando-o de “antediem bis-sextum Calendas Martii” (De novo o sexto dia antes das Calendas de Março), surge então o nome “ bissexto”, que passou a designar o ano que tivesse este dia suplementar.
Júlio César escolheu o mês de fevereiro para adicionar um dia porque, além de ser o mês mais curto do ano, com 28 dias, também era último mês do ano entre os romanos, e que por eles era considerado como um mês egativo. Desta forma a escolha por duplicar o dia 24, ao invés de ser introduzido o novo dia 29 (como atualmente fazemos) se deu por motivos supersticiosos.

Como calcular um ano bissexto

A partir da introdução do calendário Gregoriano foram adotadas as seguintes regras:

1- Todo ano divisível por 4 é bissexto.
2- Todo ano quando divisível por 100 não é ano bissexto.
3- Mas, se o ano for também divisível por 400 é ano bissexto.

Outras formas de contar o tempo

Existem outras formas de contar o tempo. Os chineses, por exemplo, baseiam seu calendário através dos movimentos da Lua e dividem o tempo em ciclos de 60 anos. Porém, o calendário gregoriano foi escolhido para ser universal, reconhecido por todos os países.

Fonte: http://www.sogeografia.com.br/Curiosidades/?pg=4
Imagem: http://escolakids.uol.com.br/calculo-do-ano-bissexto.htm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIY- Faça você mesmo: Diluidor de maquiagem caseiro.

Seu delineador em gel secou? sua sombra cremosa esta "dura"? Bateu aquele desespero? Quer dar um jeito sem gastar muito? Hoje no mercado encontramos uma diversidade de diluidores de maquiagem , mas a grande maioria tem o preço bem salgado. Mas não se preocupe é possível fazer um diluidor caseiro. Para isso vamos precisar de : glicerina líquida ( encontrada em farmácia) e água mineral e um frasco para colocar  a mistura ( eu prefiro aqueles vidros com spray para borrifar mas pode ser o que tiver em casa, além disso como não contém conservantes faça em pouca quantidade para não estragar. Como eu uso: borrifo no pincel e aplico nas sombras e pigmentos pois isso intensifica o tom do produto. Eu sempre dou uma borrifada no pincel . A proporção é três medidas de água para 1 medida de glicerina.                               

Chá Slim Tea.

Sábado é dia de descansar , ficar um pouco mais na cama assistindo 📺. Mas começando o dia escolhendo meu chá 🥰. Eu adoro esses chás pois pra mim são bem diuréticos. Cada caixa custa em torno de R$50,00. SlimTea UP O primeiro blend é o Up! Sua composição: - Chá verde - Guaraná - Canela - Gengibre - Cúrcuma Esse blend é focado em acelerar seu metabolismo, e te fornecer mais energia para suas atividades! Além disso, possui poder antioxidante! SlimTea Slim O segundo blend é o SLIM, sua composição: - Chá branco - Hortelã - Capim Cidreira - Hibiscos - Erva Mate - Carqueja Já esse blend é focado em eliminar a retenção líquida, e auxiliar na digestão. Assim como seu irmão UP, também possui poder antioxidante.   E aí ? Qual escolher para começar o sabadão ?

Pés: Gota Milagrosa.

Oie, tudo bem Hidratamos o corpo o rosto e não podemos esquecer de cuidar dos pés também. Quem usa muita rasteirinha, chinelo, sapatos abertos acabam ficando com o calcanhar mais ressecado e até com pequenas rachaduras. Mas isso tem solução, hidratação. Usei muitos cremes bons mas estava curiosa para testar a Gota Milagrosa que muitas pessoas comentaram. É um produto baratinho( paguei R$9,90). Fácil de aplicar, bom rendimento e não deixa os pés oleosos mas hidratados. Não gostei do cheiro ( parece remédio) mas ele cumpre o que promete. Pelo menos pra mim deu super certo gostei muito. Aplico todas as noites nos pés e para potencializar o feito coloco meias. Informação do Produto: Acaba completamente com as rachaduras dos pés e mãos, eliminando a camada grossa, deixando sua pele macia e aveludada.. Loção Gota Milagrosa tem a função de hidratar amaciar e suavizar os pés ásperos. Elimina calos, rachaduras nos calcanhares, cravos e asperezas dos pés e mãos, rachaduras n