Pular para o conteúdo principal

Curiosidade: A Origem do batom.

Para quem assim com o eu não conhecia a origem do batom, pesquisei e adorei este artigo .

O batom (do francês bâton ) é seguramente um dos hábitos mais antigos do universo da ornamentação feminina.

Imagem Google


A sua origem remonta ao tempo dos egípcios quando as mulheres tinham o costume de usarem pedras semi-preciosas em torno dos olhos e dos lábios. No entanto, contrariamente ao que é normal referir-se, o uso de corantes para decorar os lábios não foi instituído por Cleopatra. No museu de Berlim, na Alemanha, pode-se ver no busto de Nefertiti, a rainha egípcia esposa do faraó Akhenaton, que os lábios femininos já eram pintados mil anos antes da era de Júlio César.

No mundo antigo eram utilizados produtos naturais para se pintar os lábios. As mulheres gregas usavam uma raiz vermelha chamada “polderos” misturada com cera de mel para dar um aspecto mais saudável e húmido aos lábios. As mulheres das altas classes do Egipto usavam “púrpura de Tyr” que nada mais era que uma tinta, bastante rara, produzida na cidade fenícia de Tiro.

O batom começou a ganhar mais popularidade na Inglaterra através do século XVI, durante o reinado da rainha Elisabeth I. Criou-se então um padrão de moda feminina em que a cara era tornada o mais branca possível, com a ajuda de cremes, e assim contrastava com os lábios bem vermelhos. Por essa altura o batom era confeccionado a partir de cera de abelha e tintas vegetais.

No início do século passado, um perfumista francês de nome Rhocopis, criou o que batizou de “baton serviteur” (bastão servidor), que consistia simplemente numa massa de talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão, de cor vermelha e que era vendido numa embalagem de papel de seda. Num ápice esta invenção conquistou as actrizes e prostitutas do mundo inteiro. Talvez devido a isso, só após a Primeira Guerra Mundial é que as donas de casa perderam o preconceito e começaram a aderir à moda do batom vermelho.

O formato dos batons também passou por processos de modernização. Por volta do ano de 1915, apareceu nos Estados Unidos um derivado do “baton serviteur”: um colorante labial em forma de um pequeno tubo metálico. A sua aceitação na América do Norte foi quase instantânea. Em 1921 a revista Vogue publicitava esse “tubinho” como um acessório de elegância que todas as mulheres de classe deveriam possuir.

A fórmula sólida do batom só teve início na década de 1930. Mesmo assim a receita básica não sofreu radicais mudanças. Ela é, até hoje, uma dispersão de cores em uma base gordurosa, permitindo assim a fácil aplicação de uma camada uniforme.

Com a evolução da indústria cosmética, actualmente o batom não dá apenas cor, mas também protege a pele delicada dos lábios contra o frio, o vento e o sol.




Fonte: http://origemdascoisas.com/a-origem-do-batom/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIY- Faça você mesmo: Diluidor de maquiagem caseiro.

Seu delineador em gel secou? sua sombra cremosa esta "dura"? Bateu aquele desespero? Quer dar um jeito sem gastar muito? Hoje no mercado encontramos uma diversidade de diluidores de maquiagem , mas a grande maioria tem o preço bem salgado. Mas não se preocupe é possível fazer um diluidor caseiro. Para isso vamos precisar de : glicerina líquida ( encontrada em farmácia) e água mineral e um frasco para colocar  a mistura ( eu prefiro aqueles vidros com spray para borrifar mas pode ser o que tiver em casa, além disso como não contém conservantes faça em pouca quantidade para não estragar. Como eu uso: borrifo no pincel e aplico nas sombras e pigmentos pois isso intensifica o tom do produto. Eu sempre dou uma borrifada no pincel . A proporção é três medidas de água para 1 medida de glicerina.                               

Chá Slim Tea.

Sábado é dia de descansar , ficar um pouco mais na cama assistindo 📺. Mas começando o dia escolhendo meu chá 🥰. Eu adoro esses chás pois pra mim são bem diuréticos. Cada caixa custa em torno de R$50,00. SlimTea UP O primeiro blend é o Up! Sua composição: - Chá verde - Guaraná - Canela - Gengibre - Cúrcuma Esse blend é focado em acelerar seu metabolismo, e te fornecer mais energia para suas atividades! Além disso, possui poder antioxidante! SlimTea Slim O segundo blend é o SLIM, sua composição: - Chá branco - Hortelã - Capim Cidreira - Hibiscos - Erva Mate - Carqueja Já esse blend é focado em eliminar a retenção líquida, e auxiliar na digestão. Assim como seu irmão UP, também possui poder antioxidante.   E aí ? Qual escolher para começar o sabadão ?

Pés: Gota Milagrosa.

Oie, tudo bem Hidratamos o corpo o rosto e não podemos esquecer de cuidar dos pés também. Quem usa muita rasteirinha, chinelo, sapatos abertos acabam ficando com o calcanhar mais ressecado e até com pequenas rachaduras. Mas isso tem solução, hidratação. Usei muitos cremes bons mas estava curiosa para testar a Gota Milagrosa que muitas pessoas comentaram. É um produto baratinho( paguei R$9,90). Fácil de aplicar, bom rendimento e não deixa os pés oleosos mas hidratados. Não gostei do cheiro ( parece remédio) mas ele cumpre o que promete. Pelo menos pra mim deu super certo gostei muito. Aplico todas as noites nos pés e para potencializar o feito coloco meias. Informação do Produto: Acaba completamente com as rachaduras dos pés e mãos, eliminando a camada grossa, deixando sua pele macia e aveludada.. Loção Gota Milagrosa tem a função de hidratar amaciar e suavizar os pés ásperos. Elimina calos, rachaduras nos calcanhares, cravos e asperezas dos pés e mãos, rachaduras n